Publicado em Deixe um comentário

STF homenageia fotógrafo Gervásio Baptista com lançamento de catálogo

Compartilhar:

STF homenageia fotógrafo Gervásio Baptista com lançamento de catálogo

A expressividade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nas grandes discussões constitucionais, a partir dos gestos de suas mãos, serviu de inspiração para a produção de um catálogo em homenagem a Gervásio Baptista, célebre fotojornalista brasileiro que registrou os trabalhos da Corte por 17 anos (de 1999 a 2015). No início da sessão plenária desta quarta-feira (26), o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, anunciou o lançamento do catálogo, produzido com o objetivo de honrar a personalidade e a obra do fotógrafo, “dotada de inestimável valor histórico e cultural”.

Patrimônio cultural

Segundo o presidente, a publicação contribuirá para que o trabalho de Gervásio Baptista se eternize no patrimônio cultural brasileiro e na história do jornalismo e da imprensa no Brasil. “Apreciar a obra fotográfica de Gervásio, construída em oito décadas de fotojornalismo, é navegar pela história do Brasil e do mundo a partir de fragmentos eternizados pelo olhar sensível e perspicaz do homenageado”, afirmou, ao destacar que a vida e a obra de Gervásio Baptista são verdadeiros tributos ao jornalismo e à imprensa brasileira.

Expressividade pelas mãos

O catálogo narra a trajetória profissional de Gervásio e contém algumas das imagens icônicas produzidas em sua carreira. Também presta homenagens aos ministros de diversas épocas, com peças do acervo fotográfico produzidas no período em que o fotógrafo atuou na Corte. A capa traz um registro das mãos de ministros que integraram o STF e realça o olhar de Gervásio sobre a rotina de julgamentos, captando a expressividade da atuação de cada um.

Fotógrafo dos presidentes

Baiano de Salvador, Gervásio Baptista começou a fotografar ainda menino, incentivado pelo pai. Seu talento, sua doação ao trabalho e seu jeito sempre cordial e cativante – qualidades que se manifestaram durante toda a sua vida – “determinou que o menino logo alçasse voos altos”, como lembrou Toffoli. Por mais de seis décadas, fotografou os chefes de Estado brasileiros, razão pela qual ficou conhecido como o fotógrafo dos presidentes.

Registros icônicos

Gervásio é o autor de registros marcantes da história política brasileira, como a foto de Juscelino Kubitschek na inauguração de Brasília – de cartola na mão, acenando para o povo – e as últimas imagens de Tancredo Neves em vida. Após uma sólida carreira na imprensa, ele foi convidado pelo ministro Carlos Velloso, então presidente do STF, para fotografar o cotidiano da Suprema Corte do país. Em 5 de abril de 2019, aos 95 anos de idade, Gervásio faleceu em Brasília.

Além da vasta obra fotojornalística, o homenageado também deixou saudades de sua presença gentil e espirituosa e exemplos de amizade, de humildade e de devoção ao trabalho.

Agradecimentos

O ministro Dias Toffoli agradeceu a contribuição de Charles Cosac, que realizou o trabalho de pesquisa e seleção de imagens, do designer paulistano Raul Loureiro, pelo projeto gráfico da obra, que, a partir da sugestão do artista plástico carioca Daniel Senise, fez a capa do catálogo. Também agradeceu à Secretaria de Documentação do Tribunal, que trabalhou na confecção do catálogo.

EC/CF

Leia mais:

05/4/2019 – Gervásio Baptista, ex-fotógrafo do STF, morre aos 95 anos, em Brasília

 





Fonte: STF homenageia fotógrafo Gervásio Baptista com lançamento de catálogo

#assessorjuridico #romulodeoliveiramartins


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.