Publicado em Deixe um comentário

Bahia é eliminado e Campeonato Baiano terá inédita final do interior

Compartilhar:

Pela primeira vez em 116 anos, o Campeonato Baiano terá uma decisão reunindo apenas clubes do interior do estado. Nesta quarta-feira (12), Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas se classificaram à final histórica ao eliminarem, respectivamente, Bahia e Juazeirense nas semifinais.

Com a equipe principal priorizando as Copas do Nordeste (onde foi campeão), do Brasil e Sul-Americana, o Bahia disputou o Estadual com o time de transição. O Tricolor buscava o primeiro tetracampeonato baiano do clube desde 1984, mas acabou frustrado pelo xará de Feira de Santana (BA), que atuou em casa e venceu por 3 a 0 na Arena Cajueiro. É a primeira vez desde 2011 que o Esquadrão de Aço fica fora da decisão regional. Na ocasião, curiosamente, o título foi conquistado justamente pelo Tremendão, superando o Vitória.

O Bahia tinha a vantagem do empate por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, no último domingo (9), no estádio de Pituaçu, em Salvador. O Bahia de Feira não se intimidou e devolveu o placar antes do intervalo, graças a um gol do meia Bruninho, aos oito minutos. Na etapa final, o volante Diones ampliou aos 38 minutos. Nos acréscimos, o meia Felipe Valdívia fechou o placar e assegurou a volta do Tremendão a uma final estadual dois anos após o vice-campeonato de 2019.

No outro confronto, o Atlético-BA foi derrotado por 1 a 0 pela Juazeirense no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA), gol do meia Kesley. Como o primeiro jogo, no domingo passado, teve vitória do clube de Alagoinhas (BA) por 2 a 1 no estádio Antônio de Figueiredo Carneiro, o Carneirão, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Fábio defendeu três cobranças e assegurou o triunfo atleticano por 3 a 2. É a segunda vez seguida que o Carcará chega à decisão. No ano passado, a equipe perdeu o título para o Bahia, também nas penalidades.

As datas e horários dos jogos de ida e volta da final serão anunciados pela Federação Baiana de Futebol (FBF). O primeiro duelo será no Carneirão, enquanto o segundo está previsto para a Arena Cajueiro.


Publicado em Deixe um comentário

Brasileiro acusado de terrorismo na Ucrânia é preso no interior de SP

Compartilhar:

Um homem de 36 anos, acusado de participar de terrorismo na Ucrânia, foi preso pela Polícia Militar em Presidente Prudente, no interior paulista, na noite do último sábado (8). O homem, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante enquanto negociava a venda de entorpecentes.

Ele já tinha sido preso anteriormente em Kiev, na Ucrânia, sob acusação de terrorismo. Antes disso, ele também já ficou preso no Brasil após participar de protestos em 2014, durante a realização da Copa do Mundo.

Segundo a Polícia Militar, na casa desse homem foi encontrado 25 quilos de drogas e 350 munições de calibre 9mm. Ele confessou à polícia que recebia R$ 300 por mês para armazenar esse material.

Na residência dele também foram apreendidos uma quantia em dinheiro, um notebook, vários passaportes, documentos pessoais, uma agenda com anotações, três celulares e uma moto que o suspeito não soube explicar a origem.

O homem foi acusado por tráfico de drogas e posse irregular de armas e teve sua prisão preventiva solicitada à Justiça.

 


Publicado em Deixe um comentário

Com lockdown no litoral, Santos leva treinos para interior paulista

Compartilhar:

A partir desta terça-feira (23) até, pelo menos, o próximo dia 4 de abril, o elenco do Santos treinará em Atibaia (SP), a cerca de 150 quilômetros de casa. A mudança se deve ao lockdown pelo qual passará a Baixada Santista, no litoral paulista – iniciando também nesta terça-feira – devido ao aumento de casos e internações pelo novo coronavírus (covid-19) na região. A prefeitura de Santos (SP) proibiu a prática de atividades esportivas na cidade, o que incluiu a preparação da equipe alvinegra.

A delegação santista viaja após a conformação dos resultados dos testes de covid-19 realizados com elenco, comissão técnica e funcionários que têm contato com os atletas. O grupo ficará hospedado em um hotel com campo de futebol, onde o técnico Ariel Holan dará sequência aos treinos para o jogo de ida do confronto pela terceira fase preliminar da Libertadores, contra o San Lorenzo (Argentina), no próximo dia 6 de abril, no estádio Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires (Argentina), às 21h30 (horário de Brasília). O time fica em Atibaia até sexta-feira (26), tem o fim de semana de folga e retorna à cidade do interior paulista na outra segunda-feira (29). Trinta e um jogadores foram relacionados.

Por enquanto, o Santos está sem jogos confirmados do Campeonato Paulista até o duelo contra o San Lorenzo, mas pode ter ao menos um compromisso do Estadual pela frente até lá. No início da tarde de segunda-feira (22), a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a suspensão do torneio até o fim da Fase Emergencial, a mais restritiva do Plano São Paulo, de contenção à disseminação da covid-19, mas confirmou a retomada integral da competição para 31 de março, seis dias antes da partida na Argentina.

Na segunda à noite, porém, a FPF marcou a partida entre Mirassol e Corinthians para 21h desta terça em Volta Redonda (RJ). Em nota, a entidade informou que deseja “realizar alguns jogos pontuais da competição, com o intuito de minimizar os impactos no calendário das equipes mais afetadas com esta situação, especialmente as que já têm compromissos de competições nacionais e internacionais”. Caso do Santos, que pode viver uma maratona caso avance à fase de grupos da Libertadores, com partidas entre abril e maio.

Outro clube afetado pelo lockdown no litoral é a Portuguesa Santista, que disputa a Série A2 (segunda divisão) do Campeonato Paulista. Segundo a FPF, a competição da qual a Briosa participa também será retomada no próximo dia 31. O time rubro-verde volta a campo às 15h, diante do Atibaia, no estádio Décio Vitta, em Americana (SP).

Já a equipe feminina do Santos terá as atividades interrompidas durante o lockdown. De acordo com o clube, as jogadoras treinarão em casa, acompanhadas pela comissão técnica de forma online. O calendário das Sereias da Vila tem início em 17 de abril com a estreia na Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro Feminino, contra o Internacional, em Porto Alegre, às 15h.

Conforme a prefeitura de Santos, a cidade registrou, na última segunda, uma ocupação de 81% nos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para casos da covid-19. Na rede privada, a taxa é de 93%. No município do litoral paulista, morreram 1.173 pessoas por causa do novo coronavírus.

 


Publicado em Deixe um comentário

Virada Online traz Mariana Aydar, Céu e artistas do interior paulista

Compartilhar:

A Virada Online transmite hoje (13), a partir da plataforma Cultura Em Casa, 12 horas de programação. Entre os destaques estão as cantoras Mariana Aydar e Céu, que sobem ao palco, no Teatro Sérgio Cardoso, no fim da tarde e na noite de sábado. A transmissão ao vivo e a produção dos shows são uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A produção cultural do município de Sertãozinho, no interior paulista, será representada por artistas locais, como o grupo de palhaços Dalapagarapa que abre a programação, ao meio dia. A companhia trabalha com arte-educação e uso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em trabalhos com escolas públicas.

Ainda dentro da área da arte-educação, será possível apreciar o trabalho da Orquestra Jovem de Sertãozinho comandado pelo maestro Américo Perini. O projeto ensina gratuitamente teoria e prática musical para jovens da região.

O grupo Lamento do Interior, que faz um resgate das raízes do samba e também vai representar a cena cultural de Sertãozinho. O tecladista e arranjador Erick Escobar é outro nome que compõe a diversidade das apresentações de hoje.

A Virada pode ser assistida a partir da página da plataforma Cultura Em Casa.


Publicado em Deixe um comentário

Cidade no interior de SP obriga pessoas com covid-19 a usar pulseira

Compartilhar:

Um decreto da prefeitura de Nova Granada, cidade do interior paulista com população de aproximadamente 21 mil pessoas, obriga que todos os pacientes que tiverem diagnóstico positivo para a covid-19 passem a usar no punho uma pulseira vermelha. Em caso de a pessoa estar com suspeita de contaminação, deverá usar o artefato da cor amarela. 

A medida, segundo a prefeitura, foi tomada em razão de denúncias de que pessoas diagnosticadas com a doença, ou em estado de suspeita, não estavam fazendo isolamento e permaneciam frequentando locais como supermercados e lojas.

“Os hospitais de referência estão saturados, São José do Rio Preto não aguenta mais receber, [assim como] Araçatuba, Santa Fé, Jales. Não temos para onde mandar os pacientes. Então nós temos que diminuir a contaminação. E houve muita denúncia de pessoas que estão testadas positivo para covid, ou aguardando o resultado de exame, andando na rua. Houve denúncias e fotos”, disse a prefeita da cidade, a médica Tânia Yugar. 

“Isso nos levou a uma medida mais drástica. Nós não queríamos chegar a esse tanto, mas nós temos que pensar no bem coletivo, no bem da população em geral, neste momento”, acrescentou.

Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do município no sábado (6), as pulseiras só poderão ser retiradas pelas autoridades médicas: os pacientes com covid-19 deverão permanecer com o adorno vermelho até o fim do tratamento. Já as pessoas com suspeita deverão ficar com a pulseira amarela até o diagnóstico final do laboratório.

O descumprimento da medida gerará multa ao infrator. “Se antes de atestada a ausência de SarsCov-2 no indivíduo, este retirar ou romper a pulseira, ou se acaso for flagrado violando o isolamento, comparecendo em lugares ou em contato próximo fora de sua residência, etc., será, mediante prova fotográfica, autuado e sancionado por multa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), a ser inscrita em dívida ativa”, diz o texto do decreto.


Publicado em Deixe um comentário

Chuvas deixam mais de 3 mil desalojados no interior do RJ

Compartilhar:

Uma enchente provocada pela subida do nível do Rio Carangola deixou 3,1 mil pessoas desalojadas em Porciúncula, município do Rio de Janeiro próximo da divisa com Minas Gerais e o Espírito Santo. Segundo a defesa civil do município, outras 126 pessoas ficaram desabrigadas e 8,6 mil foram afetadas.

De acordo com a defesa civil municipal, o Rio Carangola chegou aos 8,4 metros na noite de ontem (20), maior nível já registrado. Porém, na tarde de hoje (21) as águas já haviam retrocedido para o nível de 5,6 metros.

Sem água

A enchente afetou o abastecimento de água na cidade. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro informou que interrompeu o fornecimento de água até a normalização do nível do rio. Uma passarela que dava acesso ao bairro João Clóvis Breijão acabou cedendo com a força da água.

Natividade da Serra

Em Natividade da Serra a cheia do Carangola deixou 80 famílias desalojadas e 9 desabrigadas que, segundo a prefeitura da cidade, foram abrigadas em escolas. Segundo a defesa civil do município, a cidade foi atingida por um temporal de 101 milímetros ontem. Houve quedas de barreiras e uma pessoa teve que ser socorrida em um soterramento.

Alguns bairros, como o de Pedro Gomes ficaram ilhados com a impossibilidade de trafegar sobre as passarelas de pedestres.

Na tarde de hoje, as equipes da prefeitura de Natividade já faziam a limpeza das ruas, com auxílio de um caminhão pipa cedido pela prefeitura de Varre-Sai, município vizinho.


Publicado em Deixe um comentário

TJ-SP proíbe provas de laçada de bezerro em município do interior

Compartilhar:

No conflito entre normas de direitos fundamentais, como a manifestação cultural e a proteção aos animais, deve-se adotar a interpretação que seja mais favorável à preservação do meio ambiente. Skarabeusz/Wikimedia CommonsTJ-SP proíbe provas de laçada de bezerro em município do interior …


Publicado em Deixe um comentário

Governo de SP inicia vacinação contra coronavírus no interior

Compartilhar:

Os hospitais das Clínicas de Campinas, Botucatu, Ribeirão Preto e Marília e o Hospital de Base de São José do Rio Preto começaram a receber hoje (18) as vacinas e insumos para a imunização contra a covid-19.

Serão vacinados cerca de 60 mil profissionais que atuam nos cinco hospitais-escola selecionados. Foram enviadas 4,4 mil doses da vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, para que a vacinação comece ainda hoje.

Segundo o governo estadual, os trabalhadores do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista, já começaram a tomar o imunizante desde as 7h de hoje. A aplicação da vacina começou ontem, logo depois da aprovação pela Anvisa. Ontem, foram vacinadas 112 pessoas.

“Estamos distribuindo as grades de vacinas e insumos com muita agilidade, graças ao planejamento e mobilização das equipes. Há cerca de três meses temos nos dedicado a organizar a campanha, que agora começa com a priorização dos nossos heróis da saúde”, disse o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

De acordo com o governo estadual as vacinas e insumos serão enviados a partir de amanhã para os polos regionais, que farão a redistribuição para as prefeituras. A prioridade é que sejam vacinados antes os profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia e também os povos indígenas.


Publicado em Deixe um comentário

Assaltante de bancos, aviões e carro-forte é preso no interior de SP

Compartilhar:

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de São Paulo prendeu hoje (13), em Limeira (SP), um homem de 45 anos suspeito de liderar assaltos de empresas de transportes de valores, agências bancárias e aviões pagadores. 

As investigações da polícia apontam que o suspeito participou dos roubos de malotes em aviões pagadores nos aeroportos de Blumenau (SC), e Viracopos, em Campinas (SP), ocorridos em 2019. Ele também esteve envolvido nos assaltos de três carros-fortes na rodovia dos Tamoios, em Paraibuna, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Em 2016, segundo a polícia, o suspeito participou do ataque a uma transportadora de valores em Santo André, no Grande ABC, e na cidade de Santos (SP). No mesmo ano, ele liderou a invasão a uma base de transporte de valores no Paraguai, considerado o maior roubo ocorrido até então no país.

De acordo com o Deic, o suspeito é um dos precursores da modalidade criminosa conhecida como novo cangaço, em que os criminosos organizam invasões em bando de cidades para assaltar agências bancárias e casas lotéricas. 

O suspeito estava foragido desde 2014, quando foi resgatado por integrantes da sua quadrilha do Centro de Detenção Provisória de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. 


Publicado em Deixe um comentário

Atlético Mineiro e Bragantino empatam em 2 a 2 no interior de SP

Compartilhar:

Na noite desta segunda-feira (11), o Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, recebeu a estreia do Atlético Mineiro em 2021. Como o Galo teve o confronto da rodada passada contra o Santos adiado para 27 de janeiro, o duelo com o Bragantino pela 29ª rodada foi o primeiro do time no ano. E o grande objetivo dos mineiros era voltar a vencer para embolar ainda mais a parte de cima da classificação. O time foi a campo com 49 pontos na 3ª posição. Tendo somado 35 pontos, o Bragantino é o 13ª.

Quem olhasse apenas os números e as posições das equipes na tabela de classificação poderia imaginar que seria um jogo fácil para o Atlético. Dentro de campo, foi bem diferente. O Bragantino atacou menos, mas foi mais efetivo e marcou com Ricardo Ryller. Só que o Atlético, que teve mais a bola, tentou mais, só que não conseguiu mostrar muita força. Chances reais foram apenas duas. Antes do primeiro minuto, o atacante Vargas já mandava um chutaço na trave e quase abria o placar para o Galo mineiro. No lance seguinte, o volante Allan chutou de longe e forçou o goleiro Cleiton a trabalhar.

No retorno para o segundo tempo, o Atlético Mineiro voltou no ritmo do técnico argentino Jorge Sampaoli. Partiu logo para o sufoco e foi recompensado aos nove. O atacante Savarino aproveitou a boa jogada da dupla Keno e Arana pela esquerda para empatar de carrinho. Com o 1 a 1 no placar, o Galo seguiu apertando em busca da virada. Chegou a rondar o gol dos paulistas algumas vezes, mas a chance clara não veio. O que veio foi o segundo do Bragantino. O lateral-esquerdo Edimar venceu os zagueiros mineiros e colocou os donos da casa na frente mais uma vez. 

Com o time do interior paulista na frente no placar, o jogo ficou muito parecido com aquele do primeiro tempo. O Galo forçando, mas tendo muita dificuldade para ameaçar. E o Bragantino ficava no aguardo de um contra-ataque. E quando parecia que o placar ia ser esse mesmo, o árbitro, com auxílio do VAR, marcou pênalti em uma entrada de Ramires em Guilherme Arana. Hyoran bateu aos 54 minutos, empatou e fechou o placar. 

O Galo segue na 3ª posição com 50, a três do vice-líder Inter e seis do líder São Paulo. O Bragantino ocupa a 13ª colocação com 35 pontos.

O Atlético Mineiro volta a jogar no domingo (17) contra o Atlético Goianiense no Mineirão. No mesmo dia, o Bragantino vai até Fortaleza para enfrentar o Ceará no Castelão.

Veja aqui a tabela da Série A.